É muito comum que as paróquias possuam espaços destinados para a realização de suas atividades sociais, recreativas e também de evangelização. Enquanto nas igrejas são celebradas as missas e outros atos litúrgicos, nesses espaços acontecem as festividades, assembleias e ações sociais. Dependendo da paróquia, esses espaços recebem diversos nomes: salão paroquial, centro social, barracão, entre outros, porém a finalidade é quase sempre a mesma.

A Paróquia São João Batista, no município de Curralinho, usou por muitos anos o salão paroquial, um espaço que ficava localizado atrás da igreja matriz e onde eram realizados os eventos paroquiais, entre os quais a parte social da Festividade de São João Batista, padroeiro do município, que acontece anualmente no mês de junho. Após muitos anos de uso, o salão já estava deteriorado e, nos eventos com maior público, já não comportava todas as pessoas.

Diante dessa situação, o Pe. Silvio Santos, que passou a administrar a paróquia de Curralinho no final de 2015, teve a ideia de iniciar a construção de um novo espaço que pudesse atender às necessidades da paróquia, tendo em vista que o antigo era abafado, escuro e alagava quando chovia. Em comunhão com Pe. Silvio, também atuaram para a construção do espaço os párocos solidários de curralinho Pe. Raimundo Aguiar (que atualmente está em Muaná) e Pe. Washington Tavares, que das suas formas colaboraram para o avanço da construção.

As obras do novo centro, que teria formato de ginásio, começaram no segundo semestre de 2017 e obtiveram grande adesão da comunidade paroquial, que acreditou no projeto e passou a colaborar generosamente com as obras.

Em junho de 2018, o espaço já foi usado para a festividade de São João Batista e na missa de encerramento dos festejos, o bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares anunciou que o lugar se chamaria Centro Social São Paulo VI. Esta seria uma homenagem ao Papa que governou a Igreja Católica de 1973 a 1978 e foi quem erigiu a então Prelazia de Ponta de Pedras. Embora ainda não terminado, o centro social passou a ser usado para as atividades da paróquia, ao passo que as obras iam acontecendo.

A inauguração e bênção do espaço aconteceu no dia 19 de março de 2022, dia de São José. O próprio bispo diocesano Dom Teodoro Mendes Tavares foi quem proferiu a bênção e inaugurou oficialmente o local, aspergindo água benta nas paredes do empreendimento.

As dimensões do Centro Social São Paulo VI são impressionantes, o que o colocam como o maior desse tipo na região do Marajó e um dos maiores de todo o Pará. São 32 metros de largura e 120 de comprimento. Além do salão principal, o centro comporta mais de 20 repartimentos, o que o tornam um verdadeiro complexo paroquial. São cinco salas que formam o centro catequético Dom Angelo Maria Rivato, três pequenos auditórios na parte lateral, um auditório maior para eventos, área de vendas, cozinha para encontros, palco para apresentações, camarim, 14 boxes para alugar, e todos esses espaços podem ser usados como dormitórios, o que atende aos comunitários que vêm do interior.

Foram quatro anos de obras para se chegar à atual configuração do espaço. A construção não recebeu ajuda financeira externa, mas somente recursos próprios da paróquia, através do dízimo paroquial e de doações espontâneas dos fiéis.

Segundo Pe. Silvio, idealizador do espaço, o centro social desempenha muitos papéis em Curralinho, sendo uma referência no município. “Além de ser um espaço para as atividades pastorais, recebendo até mesmo algumas missas, acaba sendo um espaço de lazer, cultura, arte, já que em um dos auditórios há um mosaico vindo da Itália, doado pelo bispo emérito Dom Alessio Saccardo, o que fez com que o espaço passasse a ser visitado e fotografado pelas pessoas, que se interessam e querem conhecer […] Nesse mesmo auditório, temos também algumas imagens sacras muito antigas, esculpidas em madeira, que representam a Imaculada Conceição, padroeira diocesana; São José, padroeiro universal e São João Batista, padroeiro municipal, além de uma vitrine com fotos do mosaico quando estava na Itália e uma redoma de vidro com as chaves e a fechadura originais da igreja matriz de Curralinho”, destaca o sacerdote.

No mesmo dia de sua inauguração, o Centro Social recebeu a ordenação presbiteral de um filho de Curralinho, Pe. Zacarias Lima Machado, que foi ordenado em uma missa que foi participada por cerca de duas mil pessoas. Para essa ocasião, além de pessoas de Curralinho, acorerram fiéis de outras localidades como São Sebastião da Boa Vista, São Miguel do Pracuúba e Muaná.

Diocese de Ponta de Pedras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui